O Facebook poderá estar prestes a estrear uma nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores descobrir grupos que se enquadrem nos seus gostos e localização geográfica. 

Naquela rede social, os grupos são utilizados por muitos como uma forma virtual de organização de equipas de trabalho e de lazer para agilizar debates, partilhas ou organizar eventos entre várias pessoas. No entanto, o Facebook ainda não providencia qualquer ferramenta que facilite a descoberta rápida e intuitiva destas comunidades. De acordo com o The Next Web, isso vai mudar.

A nova ferramenta, que foi disponibilizada a alguns utilizadores em fase de teste, vai ter em conta a localização geográfica do utilizador, gostos pessoais e amigos para sugerir vários grupos que possam ser do seu interesse. Caso as sugestões não lhe agradem, poderá recorrer a um modo manual que indicará 25 temas como desporto, gastronomia ou negócios.

[caption][/caption]

As primeiras opiniões acerca desta funcionalidade parecem ser positivas: "Eu posso confirmar que é notavelmente intuitivo e a maioria das sugestões são ótimas" escreveu o jornalista Bryan Clark.

Apesar de estar a caminho dos 2 mil milhões de utilizadores, o Facebook ainda carece de alguns mecanismos que estimulem a conexão entre utilizadores, comunidades e outros conteúdos específicos. Esta nova funcionalidade vai chegar para colmatar essa lacuna e tornar mais fácil a pesquisa de informação específica nas redes sociais. Recentemente, também o Instagram, que é detido pelo Facebook, testou uma nova forma de organização para os seus conteúdos em vídeo, facilitando a descoberta de canais concordantes com os gostos de cada utilizador.
Esta nova funcionalidade do Facebook está neste momento disponível para alguns utilizadores mas, a empresa já fez saber que será lançada para todos num futuro próximo.