Eram cinco e agora são seis. Pedro Pacheco é o mais recente trabalhador português do Spotify, serviço de música por streaming que marca presença em dezenas de mercados e rivaliza com grandes nomes da indústria tecnológica.

O interesse pela música e o facto de ter seguido o Spotify desde o seu lançamento em 2008 fizeram com que Pedro Pacheco tivesse a empresa sempre debaixo de olho. Com a chegada do Spotify a Portugal ficou a saber que o projeto sueco estava à procura de engenheiros e decidiu tentar a sua sorte.

Uma carta de motivação acompanhada pelo currículo, duas entrevistas pelo
Skype e uma presencial em Estocolmo foram os passos necessários para que o engenheiro de software português pudesse integrar a força de trabalho do Spotify.

Pedro Pacheco faz parte da equipa que tem a seu cargo a gestão de conteúdos musicais que estão disponíveis para os utilizadores. A Content Squad, como é conhecida, recebe os dados das editoras de música e fica responsável pela distribuição dos mesmos pelos data centers para que a experiência de utilização final seja a melhor possível. Pelo meio existem processos de qualidade que precisam de ser garantidos.

[caption]Pedro Pacheco[/caption]

Há pouco mais de um mês no Spotify, o jovem português ainda não tem objetivos definidos dentro da empresa. Nesta fase inicial quer acima de tudo absorver a cultura de trabalho.. que é diferente daquela que existe na maior parte das empresas em Portugal.

"Temos bastantes snacks gratuitos, assim como uma PlayStation, ténis de mesa, matraquilhos, mesa de bilhar e eventos sociais dentro da empresa. O ambiente é bastante descontraído e no trabalho em si temos bastante liberdade e autonomia. Sinto que estou rodeado de pessoas extremamente competentes", revela Pedro Pacheco ao TeK.

O engenheiro de software revelou também que o Spotify é conhecido por "investir bastante na qualidade dos recursos que contrata". E o resultado final é um serviço que "veio simplificar bastante o consumo de música".

Sem apontar um rival direto do Spotify, o projeto sueco quer "preocupar-se com o próprio desempenho" e "conquistar espaço na indústria da música". A empresa nórdica tem dado alguns passos neste sentido, como a parceria que fez com fabricantes de sistemas de som e a disseminação de botões sociais para seguir perfis do serviço, tal como o TeK tem relatado.

Além de Pedro Pacheco existem mais cinco portugueses a trabalhar na empresa de streaming: três em Estocolmo, um em Gotemburgo e outro em Nova Iorque.

A próxima vez que utilizar o Spotify já sabe, há algures um português que está a contribuir para esse momento, esteja o ouvinte em Portugal, na Malásia, na Islândia, no México ou em Hong Kong.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.