O departamento de inteligência artificial da Microsoft tem apresentado alguns projectos inovadores nos últimos tempos. No entanto, apesar das boas intenções, o que tem ficado na memória de quem se cruza com estes bots, são os hilariantes erros a que têm dado origem.

Interagir com o CaptionBot é muito simples; basta aceder ao site que a empresa criou para o propósito, carregar uma fotografia e esperar que o sistema analise a imagem e dê uma descrição daquilo que percepcionou. Com isto, a ideia da Microsoft é clara: aperfeiçoar sistemas de inteligência artificial para identificar e diferenciar elementos do nosso campo visual.

Apesar de conseguir cumprir a tarefa com imagens mais simples, o sistema ainda revela algumas limitações no que toca a descrever fotografias mais complexas, sugerindo, por vezes, coisas bem bizarras.

Aqui ficam alguns exemplos:

 

Mesmo após o embaraço causado por Tay, a inteligência artificial que se tornou racista após umas horas no Twitter, a Microsoft pretende continuar a investir nas suas equipas de desenvolvimento de sistemas de IA como a Microsoft Cognitive Services que assina este último projecto.