A secção de tendências ou assuntos do momento do Twitter foi concebida para dar a conhecer aos utilizadores quais são os tópicos mais falados na rede social. No entanto, para muitos, é comum olhar para a secção e questionar por que motivos é que certas palavras ou frases se tornaram tão populares. Agora, o Twitter decidiu introduzir uma nova funcionalidade para ajudar os internautas a “decifrar” as tendências.

Numa publicação no seu blog oficial, a empresa liderada por Jack Dorsey explica que, só no ano passado, a pergunta “porque que isto é uma tendência?” foi feita mais de 500 mil vezes. Para dar mais contexto à atualidade, a rede social vai passar a adicionar tweets fixos e breves descrições informativas acerca dos tópicos mais populares.

Para determinar os tweets fixos que representam os assuntos em questão, a rede social recorrerá a algoritmos e a uma equipa de curadores humanos. “Os nossos algoritmos foram desenhados para identificar tweets representativos que não sejam potencialmente abusivos, spam ou vindos de contas que estão a tentar tirar partido do sistema”, sublinha a empresa.

Para já, a nova funcionalidade vai começar a chegar à aplicação do Twitter para Android e iOS um pouco por todo o mundo: desde a América do Sul (Argentina, Brasil e Colômbia) e do Norte (Estados Unidos e Canadá) à Oceania (Austrália), passando ainda pela Europa (França, Reino Unido, Espanha e Irlanda) e pela Ásia (Arábia Saudita, Japão, Índia e Emirados Árabes Unidos). Por enquanto, Portugal ainda não está na lista, no entanto, dependendo do seu sucesso, a rede social poderá trazer a funcionalidade a ainda mais países.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.