A crise que se tem feito sentir nas dotcom está a começar a afectar os hábitos de Internet de alguns norte-americanos. Segundo um estudo recente da Pew Internet & American Life Project, 12 por cento da comunidade cibernauta norte-americana viu desaparecer pelo menos um dos seus sites preferidos nos últimos tempos enquanto a 17 por cento já foi requerido que pagassem por serviços ou conteúdos que anteriormente eram de acesso gratuito.



O estudo da Pew indica igualmente que a grande maioria dos internautas consegue contornar este tipo de situações, encontrando conteúdos e serviços online alternativos. Embora um em cada seis utilizadores Internet norte-americanos (os tais 17 por cento) se tenha deparado com uma situação em que lhe foi requerido que pagasse pelo acesso a um site ou conteúdos online, metade conseguiu encontrar um sítio Web alternativo e apenas 12 por cento se dispôs a pagar pelo serviço.



Dos 12 por cento de internautas que afirmaram que pelo menos um dos seus sites preferidos já não existia - um valor representativo de um aumento de 50 por cento face ao passado mês de Fevereiro - dois terços encontraram outros espaços online que fornecem o mesmo tipo de informação ou serviços.



A Pew salienta que por vezes os utilizadores Internet decidem simplesmente desistir de procurar por determinado tipo de conteúdos na Rede e que este género de reacção à "nova fase" da Internet está associada ao seu nível de experiência. O estudo assinala que entre os "novatos", utilizadores com um ano ou menos de experiência na Internet, a probabilidade de abandono de determinada actividade online quando lhes era requerido que pagassem ou quando já não encontravam o seu site favorito aumentava. Os "veteranos" tinham mais facilidade em encontrar alternativas.



O estudo da Pew Internet & American Life Project foi conduzido entre Agosto e Setembro de 2001, e inquiriu 2.247 adultos, 1.351 dos quais utilizadores Internet.



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