Um hacker romeno é acusado pelas autoridades do seu país e pelos Estados Unidos de ter acedido de forma ilegal ao sistema informático da Agência Espacial norte-americana (NASA).



As autoridades norte-americanas afirmam que Victor Faur é líder de um grupo de hackers chamado "WhiteHat Team", que já atacou perto de 150 sites do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.



Para além de monitorizar os servidores, o atacante fez ainda com que os computadores da Agência Espacial Americana servissem para os membros do grupo comunicarem entre si, declarou uma fonte do governo.



Thom Mrozek, advogado do Los Angeles Attorney's Office, citado em vários órgãos de comunicação internacionais, diz que as máquinas controladas por Faur continham dados científicos sobre programas especiais e novos tipos de tecnologias. Dada a importância dos dados armazenados nos computadores, e pela possibilidade destes terem sido alterados, foi necessária uma "reconstrução" dos sistemas.



A NASA estima que estes ataques tenham causado prejuízos na ordem dos 1,3 milhões de dólares, enquanto que, no Departamento de Energia e na Marinha as perdas as perdas chegaram aos 100 mil dólares.



O hacker foi acusado de conspiração e de invasão informática o que lhe valerá uma pena de prisão de 54 anos, caso seja considerado culpado.



Victor Faur, que alega que "foi tudo um jogo", será acusado separadamente em território romeno e extraditado assim que os termos legais nos Estados Unidos estejam concluídos.

Notícias Relacionadas:

2006-03-22 - Crime informático organizado substitui hackers tradicionais

2006-01-20 - FBI estima que crime informático tenha custos acima dos 67,2 mil milhões de dólares por ano