Até seis anos de prisão e 150 mil dólares (119,2 mil euros) em indemnizações é quanto o hacker acusado de aceder ilegalmente às contas de email de diversas celebridades arrisca quando for julgado em Los Angeles (EUA), a 23 de julho, avança hoje o The Register.

O ministério público norte-americano divulgou as penas máximas que vai pedir ao tribunal para aplicar ao homem de 35 anos que confessou ter desenvolvido um sistema que lhe permitiu aceder às contas de webmail de celebridades como Christina Aguilera, Scarlett Johansson ou Renee Olstead, cujas fotografias com pouca roupa acabaram por ir parar online.

Segundo explica a imprensa internacional, a técnica permitiu ao americano Christopher Chaney aceder a emails e fotografias enviados a partir de smartphones ou serviços de email baseados na Web associados àquelas contas. O hacker alterou depois as configurações dos serviços, para que todas as mensagens que por lá passassem fossem reencaminhadas para um conta de email controlada por ele, mesmo que as vítimas alterassem as palavras passe.

Entre os ficheiros enviados e recebidos pelas famosas estariam fotografias com mais ou menos roupa, incluindo as imagens de Scarlett Johansson nua, que entretanto a atriz veio esclarecer terem sido enviadas, três anos antes da publicação online, para o seu marido à data, Ryan Reynolds.

As fotografias ilegalmente subtraídas entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011 acabaram por ir parar a sites de mexericos o que motivou uma investigação por parte do FBI, acabando as autoridades por serem conduzidas até Christopher Chaney, que foi detido.

Apanhado em outubro de 2011, o hacker acabou por confessar, em março de 2012, as acusações que lhe eram imputadas, afirmando que as suas ações haviam sido motivadas por uma compulsão.

No julgamento, agendado para finais deste mês, para além da pena de prisão até seis anos, a acusação vai pedir que seja condenado a pagar 77.000 dólares (61,1 mil euros) a Renee Olstead, 66.000 dólares (52,45 mil euros) a Scarlett Johansson e 7.500 dólares (5,96 mil euros) a Christina Aguilera, detalharam as autoridades.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes