Um grupo de hackers está a ameaçar o Reddit com divulgação de informações confidenciais roubadas à empresa. Os atacantes exigem o pagamento de um resgate e a reversão da subida dos preços da API anunciada pela tecnológica.

Num post publicado num site da darkweb, o grupo, que dá pelo nome de BlackCat, alega ter obtido mais de 80 GB de ficheiros após ter identificado e explorado uma falha de segurança dos sistemas do Reddit, no passado mês de fevereiro.

Hackers usam campanha de phishing para atacar Reddit e roubar dados da empresa
Hackers usam campanha de phishing para atacar Reddit e roubar dados da empresa
Ver artigo

Chamada a comentar o caso pelo portal TechCrunch, Gina Antonini, porta-voz da empresa, recusou fazer comentários, mas confirmou que o incidente referido pelos BlackCat diz respeito a uma falha confirmada pelo próprio Reddit, no passado dia 9 de fevereiro.

Na altura, Christopher Slowe, CTO, afirmou que os hackers teriam acedido a informações de empregados, bem como a documentos internos. O executivo sublinhou ainda que não foram roubados quaisquer dados respeitantes às contas dos utilizadores do portal. O grupo, contudo, não esclareceu que tipo de informação conseguiu roubar.

Na mensagem publicada no passado dia 16 de junho, o grupo diz não acreditar que o Reddit faça algum pagamento para evitar a divulgação dos dados e reforça que os publicará em breve. O resgate exigido é de 4,5 milhões de dólares.

O caso surge numa altura em que o Reddit está a ser alvo de críticas, depois de ter anunciado um aumento substancial dos preços da sua API. Apps externas, como a Apollo, revelaram que encerrariam por conta dos novos valores praticados.

Em protesto, milhares de subreddits organizaram um blackout que resultou numa quebra significativa do tráfego na plataforma. Alguns permanecerão em silêncio indefinidamente.