O grupo REvil, que esteve por trás do recente ataque de ransomware à Acer, afirma que conseguiu roubar documentos confidenciais acerca de equipamentos da Apple. Os hackers estão agora a exigir à gigante tecnológica que pague um resgate até ao dia 1 de maio, caso contrário, toda a documentação será exposta.

Os cibercriminosos terão hackeado a Quanta Computer, uma fabricante taiwanesa de computadores e equipamentos eletrónicos que trabalha com a Apple, assim como com outras empresas tecnológicas norte-americanas.

No dia anterior à mais recente apresentação da Apple, o grupo publicou no seu website na dark web, que, através do ataque à Quanta, conseguiu obter uma série de plantas de equipamentos da empresa da maçã, incluindo MacBooks e Apple Watches.

Os websites The Record e Bleeping Computer avançam que, na mensagem deixada, os hackers indicam que a Quanta se recusou a pagar o resgate necessário para recuperar os dados roubados e que, por esse motivo, decidiram endereçar as suas exigências à Apple.

REvil | Nota de resgate à Apple e Quanta Computers
créditos: via The Record

Depois de publicarem 21 imagens que demonstram esquemas para a montagem de Macbooks, o grupo REvil ameaça expor novos dados diariamente até que a Quanta ou a Apple cedam. O resgate exigido à Quanta ronda os 50 milhões de dólares. Porém, não há certeza se foi exigida a mesma quantia à Apple.

Em declarações ao website, a Apple afirmou apenas que estava a investigar o sucedido, não tendo de momento mais informações para partilhar. Já a Quanta ainda não se manifestou quanto ao incidente.

Hackers atacam sistemas da Acer com ransomware e exigem resgate de 50 milhões de dólares
Hackers atacam sistemas da Acer com ransomware e exigem resgate de 50 milhões de dólares
Ver artigo

Recorde-se que no ataque de ransomware à Acer, os atacantes também exigiram um resgate de 50 milhões de dólares, ameaçando a publicação das informações confidenciais roubadas. Em declarações ao SAPO TEK, a Acer esclareceu que o ataque foi detetado "de maneira proativa" e que foram "imediatamente iniciadas medidas de segurança e precaução". "Este ataque não teve qualquer impacto significativo na continuidade do negócio da Acer", afirmou.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.