O ataque foi dirigido ao site do jornal e ao perfil no Twitter, que passaram a exibir mensagens colocadas pelo grupo, reivindicando o deface. A "transformação" do site ficou resolvida em poucas horas, mas permitiu ao grupo concretizar o objetivo.



A operação, entretanto confirmada pela empresa de media, permitiu que nos primeiros quatro minutos do ataque fossem publicadas 12 entradas falsas no Twitter do FT.



Na mesma lista de sites atacados pelo SEA estão também nomes como a Associated Press, o The Onion ou a National Public Radio dos Estados Unidos, um grupo que distribui conteúdos para uma rede de cerca de mil rádios independentes no país.



Os ataques têm sido realizados tirando partido de esquemas de phishing, que levam funcionários das empresas em questão a partilhar dados que dão acesso a dados de acesso a contas de serviços online das empresas.



Várias empresas de segurança já consideraram mesmo que a imprensa é um alvo fácil para este tipo de ataques, por ser um meio onde é habitual a partilha de senhas e acessos a um mesmo serviço, como o Twitter, por exemplo. Este tipo de prática aumenta a taxa de sucesso de ataques como os que o grupo hacktivista tem preparado.



O Syrian Electronic Army tem sido rápido e claro a reivindicar os ataques que tem levado a cabo, mas menos explícito nas razões de cada uma das suas ações de protesto.



A origem do grupo, segundo um artigo do The New York Times, remonta a 2011. A mesma fonte apurou que o grupo começou por ser formado por centenas de voluntários, mas a dada altura os líderes desaparecerem de cena e a campanha perdeu força.



Hoje as operações serão comandadas por pouco mais de uma dúzia de membros, liderados por Th3Pr0 e The Shadow, nomes de guerra na Internet.



O grupo afirma-se como apoiante do regime sírio, como uma especie de braço armado do regime para o mundo digital. Não está no entanto provada a existência de uma verdadeira relação, ou do apoio do governo liderado por Bashar al-Assad, às atividades hacktivistas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico