A ideia é que a caixa de pesquisa do novo Portal do Cidadão se transforme no melhor amigo do cidadão ou do empresário que tem de recorrer aos serviços públicos, disponibilizados online na plataforma ou pelo menos aí listados.



Numa visita ao novo site conduzida por Bárbara Rosa Santos, vogal do conselho de administração da AMA, ficámos a conhecer as principais novidades da plataforma que aqui detalhamos, antes da estreia oficial do Portal, que acontecerá hoje ao final do dia.



Interface e informação simplificada


Num primeiro contacto, a diferença mais gritante entre o "velho" e o "novo" Portal do Cidadão está na quantidade de informação com a qual o utilizador se depara logo na página de entrada. Muito texto, muitos menus e muita cor na versão antiga, dão lugar a aspeto clean na versão renovada, onde a caixa de pesquisa ao centro e ligações diretas para os serviços mais usados dominam quase toda a homepage.



Pesquisa à Google ou por eventos de vida

O motor de busca é o elemento central do novo site. Quem acede à plataforma deve escrever aí o que procura, seja um serviço para empresas ou para o cidadão. Tal como aconteceria em qualquer outro serviço de pesquisa, quando começar a digitar uma palavra ou expressão vão surgindo sugestões que pode aceitar ou continuar a escrever, se nada corresponder ao que procura.
Se preferir consultar a lista global de serviços disponibilizados para, a partir daí, selecionar o que procura pode fazê-lo recorrendo à opção todos os serviços, que vai encontrar do lado direito na página de entrada. Os serviços estão organizados por eventos de vida.




Como são apresentados os resultados

Quando faz uma pesquisa no Portal, os resultados apresentados a vermelho dizem respeito a serviços, os resultados a azul conduzem a sites de entidades. À frente de cada resultado estará um botão de atalho para a realização do serviço online, se a opção estiver disponível.
Para qualquer pesquisa realizada pode optar por consultar todos os resultados obtidos, ou filtrar as respostas por serviços; guias; entidades ou atualidades, consoante o que procura.



Acesso facilitado aos serviços mais procurados

No redesenho do Portal do cidadão a AMA identificou que 210 dos 1.500 serviços disponíveis no Portal do Cidadão absorvem 80% da procura. Aprofundando a análise identificou que os seis a 10 serviços mais procurados representam 30% da procura e por isso deu-lhes destaque na página de entrada do Portal. Aí vai encontrar links de acesso direto para: Subsídio de desemprego; Pesquisa de nomes de empresas; Alteração de morada; Pedir Cartão de Cidadão; Consulta de Certidões; Registo civil.



Guias explicativos: uma aposta reforçada

Os guias explicativos já existiam na versão antiga do Portal do Cidadão. São um conceito que transita para a nova plataforma como uma das grandes apostas para simplificar a navegação. Os que existem - ainda não são muitos - estão a ser adaptados à nova estrutura do site e a um modelo de comunicação tão simples quanto possível. O objetivo é que proliferem em larga escala e orientem quem usa o portal, tanto na utilização de um serviço concreto, como na identificação dos passos necessários para tratar de um assunto que envolva a utilização de vários serviços. Um exemplo: abrir um restaurante.



Novas formas de autenticação:

A autenticação no portal pode ser feita de três formas: via chave móvel digital/Cartão de Cidadão; usando um sistema de utilizador/password; ou através de certificado digital, uma opção só disponível para advogados e solicitadores.



Vá à Loja do Cidadão no smartphone ou no tablet

O novo site da Loja do Cidadão foi desenvolvido para se adaptar a diferentes tamanhos de ecrã, abrindo o acesso a partir de tablets ou smartphones, que até à data não estava disponível.



Um cheirinho de plataforma social
Os conteúdos/serviços disponíveis no Portal podem agora ser classificados (com estrelinhas), comentados ou partilhados nas redes sociais.



Atalhos para serviços offline

Na página inicial do novo Portal do Cidadão vai encontrar um botão que dá acesso direto a informação sobre lojas e espaços de cidadão (as lojas são apresentadas a vermelho e os espaços a verde). Há igualmente um botão para o balcão do empreendedor, que dá acesso a uma área do site onde estão listados todos os serviços que já antes estavam disponíveis neste balcão virtual, arrumados num menu para operações relacionadas com Registos e num menu para operações relacionadas com Licenciamento.




Veja ainda: Novo Portal do Cidadão fica disponível esta tarde

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira