Quase todos os Hospitais portugueses utilizam a Internet (98,7%) e 96% destes têm ligações de banda larga, mas as actividades relacionadas com a actividade média estão ainda longe da generalização, apurou um estudo ontem divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativo aos primeiros meses deste ano.

De acordo com estes dados, 88,1% dos hospitais portugueses referem ter presença na Internet, sendo que 76,3% possuem website próprio e os restantes 31,9% integram um website do Ministério ou um Portal temático de Saúde.

Só que estes sites acabam por se limitar a informações básicas sobre os serviços, o corpo médico e a localização da instituição. Os resultados do inquérito mostram que apenas 8,2% dos Hospitais disponibilizam a possibilidade de marcar consultas online e só 12,6% disponibilizam formulários para serem preenchidos online.

Também na Telemedicina a utilização é muito escassa. Só 21,1% dos hospitais praticam actividades de telemedicina, destacando-se a teleradiologia e a teleconsulta, usadas por 83,7% e 53,1% dos hospitais que recorrem à Telemedicina.

[caption]quadro[/caption]

O estudo revela também que mais de um quinto dos hospitais exerceram práticas de Telemedicina nas actividades de Prescrição electrónica (22,4%), de Teledermatologia (30,6%) e de Telecardiologia (32,7%).

A utilização de sistemas de Telemedicina, potenciados por ligações de banda larga, é mais elevada nos Hospitais Públicos do que em instituições privadas, onde apenas 6,5% admite utilizar estes sistemas.

As aquisições via comércio electrónico estão também a aumentar. Em 2009 35,3% dos hospitais efectuaram encomendas de bens ou serviços por via electrónica, sendo que em quase metade destes estabelecimentos as compras nestas plataformas representam um quarto ou mais do valor total de aquisições.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.