Cerca de um ano após as mudanças radicais que levaram à integração de vários serviços da empresa na plataforma de email baseada na Web, a Microsoft voltou a mudar o Hotmail. Desta vez as alterações estão, todavia, mais centradas nas funcionalidades que no interface.

Novas ferramentas para gerir a caixa de entrada e evitar o "assédio" do spam são os pontos altos do leque de cinco novas funcionalidades reveladas, mas a empresa avisa que "ainda só está a começar".

As novidades foram, tal como previsto, detalhadas ontem, num evento do Windows Live, que teve lugar em São Francisco. Recorde-se que, em meados de Setembro, a gigante de Redmond tinha enviado convites aos meios de comunicação locais em que escrevia "esqueça tudo o que pensava sobre o Hotmail".

Até ver as mudanças revelaram-se menos radicais que o especulado à data, como se pode verificar pela mensagem publicada no blog do Windows Live, onde são explicadas as novidades.

Uma nova ferramenta para lidar com o "graymail" (aquelas newsletters e notificações de redes sociais que os subscritores se cansam de receber e marcam como spam), uma forma de limpar automaticamente a caixa de entrada e melhorias ao nível do sistema de etiquetas para classificar os emails de acordo com a sua importância, fazendo com que estes sejam apresentados no topo da lista de mensagens, são três dos exemplos.

O tema do spam tem sido um dos "cavalos de batalha" da empresa, que garante ter reduzido para menos de 3% o correio não solicitado, com a introdução da ferramenta SmartScreen. O problema é que "75% dos emails identificados como spam são, na verdade, mensagens que não querem continuar a receber mas que resultam da subscrição de um serviço no site legítimo", explica o responsável de produto do Hotmail.

Para lidar com este problema, foi introduzida uma nova categoria destinada às newsletters, que permite identificar estes emails como tal e lê-los quando tenham tempo livre, ou simplesmente apagá-los.

Foi também criada uma ferramenta que permite, com um único clique, deixar de subscrever as newsletters. Outra permite limpar todos os emails de um site exceto o mais recente - o que pode ser particularmente útil para quem recebe notificações de serviços de compras online como a Groupon.

As já referidas etiquetas para identificar as mensagens mais importantes e a possibilidade de criar categorias personalizadas são outras das formas que deverão ajudar os utilizadores do Hotmail a organizarem as suas caixas de correio eletrónico.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico