A norma HTML5 ainda não está pronta a implementar por enfrentar problemas de interoperabilidade. Esta é a opinião de um dos responsáveis pelo World Wide Web Consortium (W3C).



A tecnologia já reúne o apoio de vários "nomes de peso", como a Microsoft, a Apple e a Google, que entretanto implementaram algumas das funcionalidades oferecidas pela linguagem nos seus respectivos browsers.



Apesar do sucesso, a norma ainda não está, segundo Philippe Le Hegaret, "pronta para produção".



Em entrevista à publicação InfoWorld, o responsável referiu que "a questão que se coloca actualmente é que há muito entusiasmo em redor do HTML5, mais ainda é cedo demais para implementá-lo, porque há alguns problemas ao nível da interoperabilidade".



Um dos aspectos que levam Philippe Le Hegaret a considerar que o HTML5 não está pronto para produção é o facto de ainda não suportar todos os browsers. O responsável pede por isso aos designers e programadores que evitem usar tags específicas da norma nos sites, embora as empresas possam fazê-lo nas suas aplicações e intranets.



A norma só deverá estar completa em meados de 2011, tendo depois de passar por uma fase de recomendações. As hipóteses mais optimistas apontam para que o HTML5 possa ser apresentado como finalizado e pronto a implementar dentro de dois a três anos.