A Google anunciou o lançamento gradual da ferramenta de inteligência artificial “take notes for me” no Google Meet. A funcionalidade será inicialmente disponibilizada aos clientes Google Workspace com determinados add-ons e, para já, só “perceberá” inglês em PC ou portáteis.
A ferramenta de IA irá tomar notas e gerar resumos dos pontos-chave abordados na reunião, enquanto o utilizador se concentra na discussão, colaboração ou apresentação. Em seguida, o Google Doc com as “notas” da reunião será adicionado ao Google Drive do organizador da reunião. O documento pode ser enviado automaticamente para os participantes ou adicionado evento no calendário Google após a chamada. A partilha pode ou não ser automática. Depende dos critérios selecionados ou permitidos nas políticas das empresas.
A IA Gemini não fará uma transcrição palavra a palavra, mas irá resumir a reunião em tópicos. Além disso, mesmo durante a reunião, é possível acompanhar o “resumo até ao momento” no documento, o que pode ser útil para quem não chega no início ou ficou com alguma dúvida. Se os utilizadores também ativarem as gravações e transcrições de reuniões, estas serão ligadas ao documento de notas.
A ferramenta vai chegar nos próximos dias aos clientes do Google Workspace com os add-on Gemini Enterprise, Gemini Education Premium e AI Meetings & Messaging. O lançamento começou nesta terça-feira e será feito gradualmente até 10 de setembro de 2024.
Em março de 2023, a Google anunciou os planos de incluir a IA generativa em mais serviços, o que tem vindo a acontecer. Em maio, demonstrou o que as novas ferramentas podem fazer, como dar uma ajuda a escrever textos (descrever uma vaga de emprego, por exemplo). Podem resumir em texto ideias de uma reunião ou de uma troca de emails, criar mensagens personalizadas para clientes de uma campanha, criar uma apresentação a partir dos dados de um documento, entre outras opções. O assistente Gemini AI está a ser incorporado no Android e nas aplicações Google Workspace.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários