As ferramentas de inteligência artificial generativa que alguns utilizadores do Google Workspace já podem usar desde março estão agora acessíveis a um número maior de interessados. A empresa continua a limitar as novidades a um grupo de teste, mas anunciou recentemente que multiplicou por 10 a capacidade do programa.

O leque abriu-se, mas o programa de testes continua para já limitado aos Estados Unidos, ainda que o plano passe por poder vir a integrar estas novas ferramentas de IA no software da empresa a nível global e sem restrições.

Este passo seguinte, contudo, não tem data e o lançamento do programa testes tem precisamente como objetivo limar arestas e perceber se os desenvolvimento já realizados estão no ponto certo para generalizar o acesso às novas ferramentas.

O Google Workspace, é um pacote de soluções da Google direcionado a utilizadores profissionais, uma espécie de alternativa ao Office 365 da Microsoft, que também integra soluções de produtividade e colaboração. Entre elas, o Gmail, o Drive, Meet, Chat, Docs, Sheets, Slides e outras.

Esta é uma das áreas onde a Google está a tentar acelerar o passo para responder à Microsoft, que se adiantou na integração de ferramentas de IA em várias soluções empresariais e para o público em geral, baseadas na tecnologia do ChatGPT.

Na comunicação no blog sobre o alargamento dos testes, a Google partilha um vídeo, onde mostra alguns dos atributos dos recursos integrados no Workspace. Aí mostra-se que as novas ferramentas podem dar uma ajuda a escrever textos (descrever uma vaga de emprego, por exemplo). Podem resumir em texto ideias de uma reunião ou de uma troca de emails, criar mensagens personalizadas para clientes de uma campanha, criar uma apresentação a partir dos dados de um documento, entre outras opções.

Veja o vídeo