Depois dos frigorificos, micro-ondas e até máquinas de café ligadas à Internet, chegou a vez das máquinas de lavar e secar roupa. Contando com a ajuda da USA Technologies, a IBM prepara-se para ligar as máquinas de lavar e secar roupa de algumas das escolas e universidades norte-americanas à Internet através do programa e-Suds. O novo sistema contribuirá igualmente para a substituição do tradicional método de funcionamento com moedas, que dará lugar a pagamentos com cartão de estudante ou através de telemóvel.



Muito mais sofisticadas do que os tradicionais aparelhos operados por de moedas, as máquinas estarão ligadas a um sistema back-end inteligente alojado na IBM. Com o sistema, os estudantes poderão conduzir as operações de lavagem de roupa através da Internet, visitando os sites criados para o efeito para ver se as máquinas estão ou não disponíveis ou para seleccionar determinadas funções, como a escolha do detergente ou do amaciador, produtos que estarão armazenados em depósitos ligados a cada uma das máquinas. Quando a lavagem estiver completa, os utilizadores serão notificados através de email.



Os operadores deste género de serviço, por sua vez, poderão aceder à Internet e monitorizar o funcionamento de cada uma das suas máquinas e até mesmo efectuar a sua manutenção, observando filtros ou a temperatura da água, ajudando a reduzir a necessidade de serviços ao local.



A IBM será responsável pelo alojamento dos dados de transacção e dos sites do e-Suds e por integrar os sistemas nas máquinas de lavar e secar que lidam com o inventário, as autorizações de pagamento e os relatórios, mas conta com a ajuda da USA Technology.


Notícias Relacionadas:
2002-06-11 - LG Electronics expõe "casa inteligente" nos armazéns Harrods de Londres
2002-04-27 - Philips inaugura casa do futuro