O melhoramento da utilização de patentes e os benefícios que as mesmas trazem para as empresas é o mote para o "Fórum de Inventores" uma iniciativa online, desenvolvida pela IBM, onde serão partilhadas visões relativas ao registo e à presença da propriedade intelectual no mercado.



Este evento, que terá início no segundo trimestre de 2007, surge na sequência do projecto "Construir um Novo Mercado de Propriedade Intelectual" e vai ajudar a alcançar os objectivos das iniciativas relacionadas com a qualidade de patentes, anunciadas no ano passado pela IBM, assegura a empresa em comunicado.



O fórum contará com a participação de diversas entidades financeiras, pequenas e médias empresas e personalidades reconhecidas pelo seu envolvimento no sistema de patentes, tais como Lonni Johnson, criador de diversas invenções na área de termodinâmica e detentor de diversas patentes no mesmo sector.



Herbert Wamsley, director executivo da Associação dos Detentores de Propriedade Intelectual, defende que é necessária uma "reforma significativa no sector das patentes" para dar resposta às "exigências de todos os envolvidos no sistema", sendo o fórum promovido pela IBM importante na medida em que reunirá diversas opiniões com o intuito de desenvolver soluções para o mercado.



O número de candidaturas de patentes, a título individual e colectivo tem vindo a aumentar sendo que, as empresas de pequenas dimensões têm alcançado 15 vezes mais o número de patentes obtidas pelas grandes organizações, por empregado, dizem os dados da Administração Americana de Pequenas Empresas.



Pelo décimo quarto ano consecutivo, a IBM destaca-se na lista anual dos principais titulares de patentes do Departamento de Registos de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, com 3,621 registos, superando o seu próprio recorde, e assumindo-se como a principal titular de registos de propriedade intelectual.

Notícias Relacionadas:

2006-09-22 - Patentes ameaçam voltar à discussão na Europa

2006-10-05 - European Patent Office defende importância das patentes na Sociedade do Conhecimento