O Internet Corporation for Assigned Names and Numbers - ICANN aprovou a criação do domínio ".asia" que irá funcionar como uma possibilidade de sufixo adicional para os que já existem nos países da região Ásia-Pacífico, como a China (.cn), o Japão (.jp), entre outros, avança a Associated Press.



Os domínios com esta terminação serão controlados pela DotAsia Organization, um grupo formado por entidades que actualmente gerem os endereços de outros países asiáticos, entre os quais, a Coreia do Sul ou Vietnam.



O início dos registos está previsto para daqui a seis ou nove meses, já que os termos do acordo entre o ICANN e a DotAsia ainda não estão totalmente finalizados. No entanto, apesar de ainda não haverem preços de registo confirmados, sabe-se que as empresas de marca registada terão prioridade na reserva dos domínios.



A DotAsia afirmou ainda que planeia restringir os registos a entidades pertencentes à região, incluindo a Austrália.



No ano passado o ICANN aprovou o domínio ".eu", relativo à União Europeia e, mais recentemente, a criação de sufixos como ".cat", referente ao idioma catalão, ".mobi" para serviços móveis, entre outros. Contudo, a procura de novos domínio não tem registado grande afluência quando comparados com aquele que é talvez o mais habitual, o ".com", que conta com 57 milhões de endereços registados.

Notícias Relacionadas:

2005-04-12 - ICANN acrescenta ".jobs" e ".travel" a lista de domínios Internet de topo

2005-03-24- Domínio ".eu" recebe aprovação do ICANN