O contrato do ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers foi alargado até 30 de Setembro de 2003, anunciou na semana passada o Departamento de Comércio norte-americano. Apesar das críticas ao desempenho do organismo que gere a infra-estrutura da Internet e é responsável pela regulação dos nomes de domínios, o acordo foi alargado mas com a condição de se realizarem uma série de melhorias nos procedimentos.




O ICANN foi criado em 1998 e tinha um contrato de concessão de quatro anos que chegava agora ao fim. Segundo declarações do Departamento de Comércio norte-americano, e apesar das críticas registadas, fazia sentido conceder mais um ano para que este organismo pudesse implementar na sua estrutura e processos as mudanças que têm vindo a ser discutidas, noticiou o New York Times.




Várias críticas têm sido feitas ao ICANN, mas um recente processo de reestruturação que está a ser posto em prática poderá justificar este alargamento de mais um ano na concessão. Segundo o jornal, a extensão do contrato implica uma série de condições, como a necessidade de melhorar a abertura para o processo de tomadas de decisão de forma a que seja mais perceptível aos internautas e criando um conselheiro efectivo para os governos. O ICANN terá ainda de entregar ao Departamento de Comércio relatórios trimestrais sobre os progressos alcançados nestas áreas.




O alargamento das funções do ICANN pode ainda estar relacionado com o facto de não haver nenhuma alternativa imediata a este organismo, segundo admite a declaração do Departamento de Comércio, sobretudo numa altura em que o governo norte-americano está a fazer um esforço para transferir a gestão do sistema de domínios para o sector privado.




Notícias Relacionadas:

2002-09-06 - ICANN ameaça retirar direito de venda de domínios Internet à VeriSign

2002-06-26 - Reforma do ICANN debatida em encontro de Bucareste

2002-06-03 - Comissão recomenda alterações à gestão do ICANN

2002-04-01 - ICANN pede comentário público sobre plano de reestruturação