A entidade internacional responsável pela administração de nomes de domínio e endereços da Internet ICANN decidiu pedir o comentário público dos internautas acerca do plano de reestruturação recentemente divulgado.



A proposta, apresentada pelo próprio presidente do Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, M. Stuart Lynn, durante o mês passado (ver Notícias Relacionadas), irá ceder cinco dos 15 lugares do conselho de administração a representantes governamentais. A maioria dos membros do conselho irá continuar a ser escolhido«a internamente ou por organizações ligadas ao ICANN.



A ideia provocou fortes criticas de várias partes, especialmente porque surgiu pouco tempo antes do ICANN anunciar que já não haveria eleições públicas para a nomeação dos cinco dos membros representativos dos internautas, substituindo o método de sufrágio por a escolha de um conjunto de organizações.



Segundo o noticiado pelo Australian IT, um dos membros do conselho publicamente eleitos moveu uma acção judicial contra o ICANN com o apoio da Electronic Frontiers Foundation, alegando que o executivo da organização se recusou a mostrar-lhe os seus registos financeiros.



Mas existem mais vozes críticas internas a quererem fazer-se ouvir. É o caso de um membro antigo de um dos constituintes chave do ICANN, os registries de endereços IP. A parte dos endereços é gerida por três organizações não lucrativas: a ARIN nos Estados Unidos, o RIPE NCC na Europa e parte de África e o APNIC na região da Ásia Pacifico.



O director executivo do RIPE NCC, Axel Pawlik, criticou as justificações de Stuart Lynn de que o ICANN falhou em encontrar uma decisão consensual no processo de decisão. "Na área de endereços Internet, esta declaração está errada", afirmou Palik. "As três organizações que atribuem endereços IP têm tido sucesso na criação de um sistema de auto-regulação da indústria e na determinação de políticas para a sua área", indicou o responsável.



Os utilizadores Internet terão até 29 de Abril próximo para comentar a proposta.



Notícias Relacionadas:

2002-03-15 - Membros da direcção do ICANN vão deixar de ser eleitos pelos cibernautas

2002-01-11 - Presidente do ICANN apoia criação de mais domínios de topo restritos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.