Confirmando recentes notícias de que o TeK tem vindo a dar conta, a empresa de estudos de mercado IDC veio agora a público apresentar um estudo que revela que 2002 foi do ano de viragem da implantação massiva da banda larga na Europa. Com efeito, segundo dados da referida firma, o números de ligações de banda larga no velho continente dispararam para os 13,4 milhões, o que representa um aumento duas vezes superior ao verificado no ano transacto e que em receitas se traduziu em 4 mil milhões de dólares.



"Uma crescente e alargada disponibilidade dos serviços da banda larga na Europa, uma maior oferta aos clientes, pacotes mais acessíveis e um aumento do uso da Internet foram as principais razões que determinaram o crescimento verificado no último ano", afirmou Jan Hein Bakkers, analista sénior da IDC especialista na matéria, em declarações reproduzidas em comunicado da empresa.



No curto prazo o aumento da oferta neste sector será mesmo uma das alavancas para a massificação deste mercado, enquanto que a longo prazo o desenvolvimento de conteúdos específicos e aplicações irão assegurar o crescimento sustentado do mesmo. Por estes motivos, a IDC prevê que o número de ligações de banda na larga na Europa cresça até aos 62 milhões até 2007, gerando receitas de 27 mil milhões de dólares.



Notícias Relacionadas:

2003-06-02 - Número de europeus com ligações de banda larga à Internet cresce 136%


2003-02-12 - CE solicita a Estados-Membros que apresentem estratégia para banda larga

2002-02-17 - Operadores mundiais expandem acesso à banda larga


2000-08-02 - Banda larga dispara na Europa até 2005