É diretamente do concelho do Sardoal, Santarém, que Pedro Timóteo, mais conhecido por PedroTim23, faz a "magia" do canal de YouTube de desporto acontecer. Depois de ter alcançado recentemente a marca dos 300.000 seguidores, o SAPO TeK conversou com o criador de conteúdos e gamechanger que revelou um projeto futuro: dar a conhecer os estádios do país aos portugueses.

Com 26 anos de idade, o jovem português revela como começou a paixão dos videojogos. Ao receber a sua primeira consola, a Playstation 1 que foi uma oferta do pai quando era criança, o interesse foi surgindo e tornou PedroTim23 um amante do desporto e dos videojogos.

Adepto do Benfica, foi em 2009 que o jovem português criou o seu canal de YouTube. Na altura, Pedro Timóteo gravava os golos que marcava nos videojogos. Guardados numa pen, era com os amigos que partilhava os vídeos, recebendo sempre elogios. Mas, para pôr à prova a qualidade dos golos com pessoas que não conhecia, o criador de conteúdos apostou então noutra estratégia na atual plataforma da Google.

 “Criei o meu canal de YouTube para ver se outras pessoas (para além dos amigos) gostavam dos golos que eu marcava”, explica PedroTim23

Desde então que o jovem português continua a publicar vídeos no seu canal, onde joga FIFA e PES. No entanto, agora o número de subscritores que o acompanha é bastante superior. Em 2013, por exemplo, eram cerca de 14.000 pessoas que seguiam o hobby, agora trabalho, do jovem português.

Depois de um crescimento mais evidente desde essa altura, foi este ano, em julho, que PedroTim23 conseguiu alcançar a meta de 300.000 seguidores. “Quando se é verdadeiro, as pessoas passam a gostar mais do nosso trabalho”, considerando que esta pode ser uma das suas mais valias.

O jovem português é também muitas vezes elogiado pelos pais, que garantem ser um dos poucos criadores de conteúdos que os seus filhos seguem com a sua autorização. Mas porquê? Por ter cuidado com aquilo que diz nos seus vídeos, tendo em conta que Pedro Timóteo é seguido por muitos jovens.

Mas, para além dos jogos na consola, nomeadamente o FIFA, desde 2004, Pedro Timóteo também jogou futebol quando era mais novo no concelho do Sardoal. “O futebol faz parte da minha vida desde que me lembro”, garante. E o gamechanger, que testa videojogos antes de serem lançados, partilhou algumas fotografias que tem com craques portugueses.

Qual o próximo projeto do criador de conteúdos português?

Uma vez que nem todos os portugueses têm a oportunidade de irem a um ou mais estádios do país, a próxima missão de Pedro Timóteo é fazer com isso aconteça, mas de forma virtual. O objetivo é o próprio criador de conteúdos ir visitar os estádios da 1ª e, eventualmente, 2ª Liga, e dá-los a conhecer aos portugueses, independentemente da cor clubística de cada um, mostrando também um pouco da realidade do interior do país.

"Todos sabem que sou do Benfica, mas quero conseguir mostrar aos portugueses os estádios do país"

Para isso, PedroTim23 espera que a pandemia, que está a marcar este ano, termine para poder começar a visitar os estádios. "O futebol é muito mais do que um clube", conclui.