Especialistas em segurança detectaram uma forma de disseminar malware que se está a revelar particularmente eficiente nas últimas semanas: o Google Images. A funcionalidade do motor de busca que permite pesquisar por imagens está a ser usada para levar os internautas a sites maliciosos.

Milhares de imagens incluídas nos resultados de pesquisas encontram-se infectadas com malware que direcciona os utilizadores - que clicam sobre as miniaturas das imagens - para sites onde lhes tentam vender falsos antivírus, afirmando que os seus computadores se encontram em risco.

Embora a gigante das pesquisas esteja atenta ao problema, o recurso a imagens corrompidas torna mais difícil o controlo por parte da Google de quem está a tirar partido da indexação inks do seu motor de busca para atrair os internautas para páginas que comprometem a segurança dos seus computadores, explica a comunidade de segurança online que lançou o alerta.

Segundo o Internet Storm Center, para este tipo de ataques os cibercriminosos comprometem sites legítimos com grande utilização - como o WordPress, por exemplo - onde correm scripts (pequenos programas) que monitorizam quais os temas mais pesquisados no Google, aqueles que estão a gerar mais tráfego para aquele domínio.

Essa informação é usada para criar páginas falsas com texto e imagens que corresponda aos temas mais pesquisados, para que seja considerado nas pesquisas nos motores de busca, atraindo internautas.

De acordo com as estimativas da SANS, especialista em formação e certificação na área da segurança informática, há cerca 5 mil sites comprometidos, com a Google a registar cerca de meio milhão de visitas diárias a essas páginas.

A gigante das pesquisas garante que está a levar a cabo "esforços para melhorar tanto a qualidade dos resultados apresentados como a detecção de malware", mas, em defesa dos interesses dos utilizadores, não pode revelar mais detalhes, sob pena de comprometer o trabalho e "ajudar" os cibercriminosos.

Nota da Redacção: A notícia foi corrigida numa gralha.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.