Um conjunto de empresas ligadas à indústria móvel assinou um memorando de entendimento que visa a apresentação de uma proposta conjunta de criação de um novo domínio de topo na Internet, para a área móvel. A proposta das empresas será entregue à entidade norte-americana responsável pela atribuição e gestão deste tipo de domínios, o ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, durante o período de recepção de pedidos para novos domínio de topo, que termina no próximo dia 16 de Março.



Se o domínio móvel pretendido for concedido, o memorando assinado pelas empresas dará origem a uma joint-venture, materializada numa empresa conjunta que se encarregará da gestão e distribuição de endereços pertencentes ao domínio móvel.



Num comunicado conjunto, divulgado pela Nokia, as empresas afirmam que a criação de um domínio deste tipo "será um passo fundamental na ligação entre o mundo da mobilidade e a Internet, para benefício dos consumidores e de toda a indústria móvel".



A expectativa é que a existência de um domínio móvel fomente a criação de novos sites, optimizados para ambientes móveis, permitindo a simplificação do acesso à Internet para utilizadores móveis, melhorando a velocidade de acesso e qualidade dos serviços disponíveis.



A iniciativa conta com a participação da Microsoft, Nokia, Vodafone, 3, GSM Association, HP, Orange, Samsung Electronics e Sun Microsystems. A prazo os pioneiros contam atrair as atenções de outros parceiros entre empresas de software, fabricantes de dispositivos, operadores, fornecedores de infra-estrutura e fornecedores de conteúdos. O objectivo é que a aliança funcione como um catalisador de novas oportunidades de negócio.



Notícias Relacionadas:

2003-03-27 - ICANN aprova especificações para criação de domínios em várias línguas


2002-12-16 - ICANN aprova processo para criação de novos nomes de domínio de topo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.