Muita da partilha de informação sobre os principais eventos desportivos passa agora pelas redes sociais e uma análise realizada pela Inesting, agência portuguesa especializada Marketing Digital, mostra que se o número de referências decidisse o vencedor do Campeonato Europeu de Futebol, Portugal e Inglaterra já tinham ganho nos seus grupos.

Os dados são baseados no estudo "O Euro2012 nas Redes Sociais" que indica que as duas equipas são as preferidas dos internautas, com os ingleses a conseguirem 17% do número de referências às 16 seleções apuradas, enquanto a equipa portuguesa consegue o segundo lugar, com 12,4%.

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O estudo vai continuar a analisar as reações públicas nas redes sociais durante todo o período de presença da Seleção Portuguesa no Euro2012, durante o qual poderá haver uma troca de posições.

A análise da Inesting mostra ainda que Irlanda e Portugal são os países que mais falam sobre o Euro2012, e que Polónia, Portugal, Espanha e Inglaterra são as equipas mais referidas dos grupos A, B, C e D, respetivamente. Se os fãs mandassem, eram estas as seleções ganhadoras nos seus grupos.

Apesar de não se terem qualificado, a Noruega, Roménia e Finlândia ocupam posições de maior relevo que os países organizadores.

Os dados da análise foram recolhidos entre os dias 10 e 22 de maio e apontam este último como o dia com maior número de referências ao Euro2012, que se estima que tenham sido visualizadas por mais de 25 milhões de pessoas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador