Os centros de inspecção automóvel vão passar a permitir marcações via Internet no prazo de dois anos, em duas plataformas do Estado. Um ano antes, estará online informação relativa a contactos, horários e tarifas praticados nesses mesmos centros.

Um decreto-lei aprovado, esta quinta-feira, em reunião de Conselho de Ministros prevê que o agendamento online das inspecções se possa fazer a partir de 1 de Janeiro de 2012. As marcações poderão ser feitas tanto no Portal do Cidadão como no Portal da Empresa.

As novas funcionalidades permitem ao cidadão "o agendamento prévio da inspecção do seu veículo, com garantia de ser atendido na hora marcada, aumentando a eficiência do atendimento e reduzindo o tempo perdido com esta obrigação legal", refere-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Entre as várias obrigações definidas pelo decreto-lei, relativo à actividade e funcionamento dos centros de inspecção, está também prevista a disponibilização de informações relativas a todos os centros instalados no país.

Período de funcionamento, contactos e tarifas aplicadas serão alguns dos dados mostrados online, no Portal do Cidadão e no Portal da Empresa, a partir de 1 de Janeiro de 2011.

A informação disponibilizada permitirá ao cidadão escolher mais rapidamente o centro no qual pretende realizar a sua inspecção, justifica a presidência do Conselho de Ministros.