A ferramenta deverá permitir que cada utilizador defina uma lista de palavras a bloquear e que não serão permitidos em posts colocados nos seus perfis e em comentários às fotos. A rede já conta com mais de 500 milhões de utilizadores ativos e continua a ser uma das que mais cresce.

Segundo o jornal Washington Post, o Instagram está também a considerar a possibilidade dos utilizadores poderem ligar e desligar os comentários foto a foto, por isso, no limite, poderão ser bloqueados todos os comentários.

Não há muitas histórias de perseguição e comentários negativos no Instagram, ao contrário do que acontece noutras redes sociais como o Twitter e o Facebook, que desenvolveram várias ferramentas e têm equipas especializadas em eliminar comentários e fotografias reportados pelos utilizadores. Mesmo assim, a equipa do Instagram considera que esta é uma adição importante, dando mais flexibilidade aos utilizadores sobre a forma como querem gerir os comentários aos seus posts, eliminando conteúdo ofensivo ou simplesmente de mau gosto.

A possibilidade de criar uma lista de palavras a bloquear, em vez de existir uma pré-definição do Instagram, pode não ser a melhor solução, mas provavelmente garante maior flexibilidade numa fase inicial de desenvolvimento desta nova solução. Só dá é mais trabalho. 

Os testes do novo sistema já começaram e provavelmente o sistema já foi usado pela cantora Taylor Swift para bloquear os emojis com cobras colocados por seguidores depois de Kim Kardashian ter revelado uma conversa telefónica com Kanye West.

Tanto quanto se sabe, as contas com mais seguidores vão ter acesso a estas ferramentas em primeira mão nas próximas semanas e o Instagram está ainda a decidir se vai partilhar a solução para todos os utilizadores, a nível global.

Ainda recentemente o Instagram "mexeu" no algoritmo de apresentação dos posts, o que criou algum desconforto entre os utilizadores.