Um grupo de utilizadores decidiu processar em conjunto o Instagram pela polémica alteração aos termos de utilização e privacidade anunciados na semana passada. O processo civil foi entreposto no tribunal distrital da Califórnia do Norte.

O ação popular acusa o Instagram de violar os direitos de autor dos conteúdos publicados pelos utilizadores na aplicação e de quebrar os antigos termos do serviço. Uma das maiores preocupações das pessoas que moveram a ação judicial reside no facto de a partir de 16 de janeiro de 2013, mesmo que o utilizador apague a conta no serviço, o Instagram continua a deter direitos dos conteúdos publicados.

O processo foi instaurado já depois de a aplicação de filtros e fotografias ter recuado nos termos apresentados e ter dito que tudo foi uma má interpretação de novas regras mal explicadas. A acusação procura que algumas das alterações previstas não sejam implementadas por afetarem negativamente a utilização do serviço.

Como avança o PC World, um porta-voz do Facebook, empresa detentora do Instagram, já reagiu ao processo afirmando que a acusação não tem razão nos argumentos apresentados, mas que mesmo assim serão combatidos de forma vigorosa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico