A Intel e a produtora de filmes Revelations Entertainment vão disponibilizar uma loja virtual de filmes. Baptizada de ClickStar, a nova empresa vai especializar-se na distribuição online de filmes digitais que ainda estejam em cartaz.

O modelo de negócio que une em parceria a Intel e a empresa de Morgan Freeman tem uma diferença significativa face às principais concorrentes já no mercado, tal como a Movielink e a CinemaNow, que só têm autorização para fazer a distribuição dos filmes quando os vídeos destinados à utilização doméstica já se encontram em circulação no mercado.

Desta forma, o novo modelo de negócio, que ameaça copiar o sucesso do iTunes da Apple, vai fazer uma forte concorrência ao comércio legal de DVDs, que para já é encarada com cautela por Hollywood, mas também criar uma alternativa viável à pirataria.

"Disponibilizar conteúdos na Internet não é uma opção, mas sim um imperativo para a indústria", disse o director da ClickStar, Nizar Allibhoy, ex-executivo da Sony Pictures. "O nosso lema é, qualquer hora, qualquer lugar, em qualquer dispositivo", continuou.

O novo serviço deverá ser lançado em 2006, usando a tecnologia Microsoft Media e digital rights management. Apesar de ainda não se conhecerem os conteúdos que vão fazer parte do serviço, a C|Net avança que o projecto despertou o interesse de vários estúdios que em breve deverão iniciar negociações com a empresa.

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