Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sublinhou hoje como prioridades no relacionamento da União Europeia com os países da América Latina e Caraíbas os esforços de inter-operabilidade entre os sistemas das regiões e a inter-relação entre redes académicas.



O ministro, que abriu o IV Fórum Ministerial da União Europeia, América Latina e Caraíbas sobre a Sociedade da Informação, lembrou à margem do evento "que a Europa já tem hoje a maior rede académica do mundo, muito devido às apostas de investimento em cabo submarino", acrescentando que é agora necessário intensificar os esforços de ligação dessa infra-estrutura com outras regiões do globo.



No que se refere aos desafios da UE em matéria da SI, Mariano Gago considera que a Europa soube ultrapassar o perigo de que a Internet e os PCs se tornassem num veículo para agravar desigualdades e por isso defende que hoje a questão central passa por definir formas de usar as TIC para "ajudar a inclusão noutros domínios".



No evento foram também apresentados resultados de um conjunto de iniciativas alinhadas no âmbito do programa Ligar Portugal. De acordo com os dados anunciados por Luís Magalhães, gestor da UMIC, existem já hoje 500 espaços públicos de acesso à Internet, 53 projectos de promoção da acessibilidade apoiados e três ligações de videoconferência a funcionar em escolas e hospitais.



A Rede Solidária conta actualmente com 240 pontos de acesso em banda larga e 650 caixas de correio electrónico. O responsável avançou ainda que o projecto e-U Campos Virtuais permite já uma cobertura em banda larga sem fios de 82 por cento das instituições do ensino superior.



Notícias Relacionadas:

2006-04-27 - Gestão da Internet e ciber-repressão motivam comunicação da CE

2005-11-18 - Fundo Solidário Digital torna-se realidade mas tem carácter facultativo

2003-12-10 - Cimeira Mundial da Sociedade Informação discute fosso digital sem autorizar fundos especiais