É caso para dizer que a “Internet não perdoa” e neste caso, um grupo de protestantes britânicos começou a carregar fotos de Donald Trump para os motores de pesquisa repletos de palavras-chave associadas ao termo “idiot” aquando a sua visita ao Reino Unido. A iniciativa espalhou-se pelos críticos do presidente dos Estados Unidos que passaram a carregar artigos e conteúdos relacionados com a referida palavra.

O efeito de bola de neve mexeu de facto com o algoritmo de pesquisa da Google e ao pesquisar imagens com o termo “idiot”, as primeiras 15 entradas são de Donald Trump. A alusão é feita à música da banda americana Green Day “American Idiot”, expressão utilizada em muitos artigos de cobertura durante a sua estadia em Londres. Dessa forma, o algoritmo da Google recebeu uma dose reforçada de palavras-chaves que ligavam as imagens ao termo.

tek idiot

A eficácia deste “ataque” já foi batizado de “Google Bombing” e até no Reddit o movimento já se faz sentir: todas as mensagens que contenham uma foto de Trump associado à palavra “idiot” têm recebido votos positivos, o que ajuda a propagar a tendência.