A beta do Internet Explorer 9 já foi descarregada mais de 20 milhões de vezes desde o seu lançamento, em meados do passado mês de Setembro. Os valores são confirmados pela Microsoft no The Windows Blog.



A empresa cita a NetApplications para referir que a mais recente versão do navegador representava, em Novembro último, perto de meio por cento das preferências dos internautas (0,46%) e que o recurso ao Internet Explorer 8 cresceu cerca de 40 por cento durante o último ano. Juntas, as versões mais "modernas" do browser da Microsoft são a escolha para 34,07 por cento dos utilizadores.



Se no final de 2009, o IE 6 e o IE7 marcavam presença em 38,51 por cento dos computadores com acesso à Internet em todo o mundo, 12 meses depois as mesmas versões somam agora apenas 22,98 por cento das preferências - com o IE6 a representar apenas 13,81 por cento. A quota do IE8 era na altura de 24,15 por cento.



Ainda de acordo com relatório da NetApplications relativo a Novembro do ano passado, todas as versões do Internet Explorer somadas resultam numa quota de 59,18 por cento do mercado de browsers.



O Firefox aparece na segunda posição, com 22,83 por cento das preferências e o Chrome ocupa a terceira posição, com 8,5 por cento.



O Safari surge em quarto lugar, com 5,36 por cento das preferências, e o Opera, em quinto, marcando presença em 2,29 por cento dos computadores com acesso à Internet.