Acaba ser apresentada a quarta preview do Internet Explorer 9. A versão será o último passo antes da disponibilização da beta pública do novo browser da Microsoft, constituindo "um marco que representa um progresso adicional nas áreas da performance e da interoperabilidade", afirma a empresa em comunicado.

A mais recente versão encontra-se disponível para download, através do site de Test Drive da plataforma, sendo compatível com os sistemas operativos Windows 7 e Vista.

O lançamento surge cerca de seis semanas após a apresentação da terceira preview e representa um importante passo no desenvolvimento do navegador - cuja versão beta é agora esperada no início de Outubro, de acordo com os últimos rumores (não confirmados) nos meios especializados.

Na nota à comunicação, a gigante de Redmond acrescenta ainda que o resultado das versões de teste da plataforma "foi tão positivo, que a versão beta se assemelhará muito de perto à versão final do IE9".

De acordo com a imprensa internacional, o acolhimento das primeiras previews do IE9, entre a comunidade de programadores, tem sido grande, com a plataforma a registar mais de 2,5 milhões de downloads e o site mais de 20 milhões de visitas.

As novidades prometidas pelo browser têm vindo a ser avançadas desde que a Microsoft anunciou intenções de criar um novo navegador. Na última mensagem no blog do IE, a propósito do lançamento da quarta preview, a equipa de desenvolvimento diz-se agora especialmente empenhada em garantir as bases certas para as aplicações HTML 5, tanto ao nível da performance como da interoperabilidade entre browsers, onde um dos aspectos fundamentais passa pela integração nativa do motor JavaScript no browser.

A integração do novo motor de JavaScript da Microsoft, o Chakra, deverá permitir ao Internet Explorer 9 ser muito mais rápido - aproximadamente 11 vezes mais veloz que o IE8, de acordo com os testes do Webkit.org SunSpider.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.