O Internet Explorer viu baixar novamente a sua quota de mercado entre Setembro e Outubro últimos, segundo dados da Net Applications que revelam ainda uma subida dos rivais mais directos Firefox, Safari e Chrome.

O browser da Microsoft registou uma queda de um por cento. Por enquanto, a liderança do Internet Explorer continua inabalável, situando-se actualmente nos 64,6 por cento.

Entre as diferentes versões, o IE 6, lançado em 2001, continua a ser o mais utilizado (23,3%). A versão mais recente, o IE 8 soma 18,1 por cento das preferências, contabiliza a Net Applications.

Voltando ao ranking geral, o Firefox mantém a segunda posição, igualmente com alguma vantagem sobre o terceiro classificado, graças a uma subida de 23,75 por cento para os 24,11 por cento.

O navegador da Google está cada vez mais próximo do Safari, que ocupa o terceiro posto do ranking, tendo visto a sua quota subir umas décimas no último mês, de 4,24 por cento para 4,43.

Lançado há pouco mais de um ano, o Chrome reúne agora a preferência de 3,59 por cento dos internautas, quando em Setembro a sua quota se situava nos 3,17 por cento. O número de fãs deverá subir logo que seja assegurada a compatibilidade com Mac e Linux.