Afinal em abril o Internet Explorer ainda era o browser mais usado em todo o mundo, ao contrário do que foi avançado recentemente, quando a StatCounter atribuiu ao Chrome, da Google, a liderança do mercado. A empresa reviu os dados apurados para os últimos meses, e nomeadamente para abril, e apresenta agora um novo gráfico onde volta a colocar o navegador da Microsoft em primeiro.

A StatCounter reavaliou os dados, atendendo a um pedido por parte de Microsoft, em que a gigante da informática argumentava que os resultados das estatísticas estariam distorcidos devido a uma funcionalidade do Chrome denominada "prerrendering".

Ao pré-recarregar alguns conteúdos, para que o tempo de espera para o internauta seja menor e a sensação de navegação seja mais rápida, o browser da Google gera mais tráfego do que os outros, o que aumenta os valores estatísticos, explicava a Microsoft no blog do Internet Explorer, em março.

A empresa refere concretamente que, em fevereiro último tal tráfego representava 4,3% dos utilizadores diários do Chrome.

Desta forma, para abril, a StatCounter atribui agora ao Internet Explorer a liderança com 34,07%, face aos 31,23% conseguidos pelo Chrome.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Refere-se igualmente, que a partir de maio as estatísticas já não contabilizam o tráfego gerado pelo "prerrendering". Sendo assim, numa consulta que abranja o mês atual, podemos ver que a utilização do Chrome supera, à data, a do IE, por poucas décimas. Mas certezas, só no final do mês.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.