A 31 de Dezembro de 2009 deverão existir mais de 450 milhões de utilizadores de Internet móvel em todo o mundo, segundo dados da IDC, que acredita que o número poderá ultrapassar o milhar de milhão nos próximos quatro anos.

As tarefas mais comuns entre os utilizadores de Internet móvel são idênticas às recorrentes na Internet "fixa": buscas, leitura de notícias, download de música e vídeos, uso de correio electrónico e acesso a aplicações de messaging.

Compras online, acesso a redes sociais e a blogs estão entre as actividades que, segundo a consultora, mais deverão crescer nos próximos tempos, assim como as aplicações de negócios e o email corporativo.

Além dos dados específicos para a "área" móvel, a IDC refere que, no final deste ano, estarão ligados à Net, cerca de 1,6 mil milhões de dispositivos - entre PCs, telefones e consolas de jogos -, número que deverá crescer para os 2,7 mil milhões no final de 2013.

Já em população, a consultora estima que neste momento um quarto do mundo aceda à grande rede - 1,6 mil milhões de pessoas -, valor que deverá passar para os 2,2 mil milhões em quatro anos.

Entre os internautas existentes, 624 milhões deverão ter feito compras online durante este ano, avaliadas em oito biliões de dólares, ou cerca de 5,4 biliões de euros (em B2B e B2C). Também este número deverá duplicar em 2013.

A IDC confirma que a China é hoje o país com o maior número de internautas - 359 milhões -, seguido dos Estados Unidos - 261 milhões. Prevê-se que os valores de acesso subam nestes países, mas caberá à Índia o crescimento mais rápido no consumo da Internet fixa e móvel, garante a IDC.