A procura de informação referente aos produtos que pretendem comprar - principalmente na Internet - tornou-se uma prática comum entre os consumidores. Uma pesquisa recente da Capgemini - realizada em França, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá - apurou que um dos sectores onde essa realidade se tem feito sentir é no ramo automóvel, com os consumidores a ficarem cada vez menos dependentes dos concessionários.
Como resultado desta autonomia por parte dos consumidores, registou-se um desequilíbrio de poderes, com os concessionários a revelar cada vez mais dificuldades em acompanhar o ritmo informativo dos seus clientes.
Christian Navarre, director do Car Internet Research Program, realça que "os consumidores mudam cada vez mais depressa o seu comportamento", o que dificulta o acompanhamento por parte dos fabricantes e traduz num aumento da "sofisticação do comportamento de compra", impulsionada pela Internet que "acaba por adiar o momento em que o consumidor entra no concessionário".
O mesmo responsável refere que é necessária a adopção urgente de novas estratégias que eliminem os "preconceitos e estereótipos negativos" entre clientes e comerciantes, por forma a que estes possam acompanhar a nova dinâmica dos consumidores. De acordo com o comunicado distribuído à imprensa, "os fabricantes devem aprofundar o conhecimento empírico que têm do comportamento dos consumidores de forma a melhorar a relação" entre ambas as partes, reforçando a lealdade à marca e aumentando as vendas.
"É essencial que os concessionários e fabricantes aprendam a compreender o universo do consumidor", refere Nick Gill, Global Automotive Leader da Capgemini, em comunicado. Torna-se crucial que os fabricantes pesquisem informações sobre os hábitos dos consumidores em fóruns na Web, assim como a informação tradicionalmente recolhida em salões de exposição e vendas de modo a definir melhor os produtos e serviços através de um processo de melhoria contínua.
Notícias Relacionadas:
2006-06-22 - Selo automóvel já foi requisitado online por 73 mil portugueses
2006-06-06 - Centros Regionais de Soluções da SAP visam mercado das PMEs
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Rumores sobre robot da Apple ganham nova dimensão. Será este o seu próximo ajudante doméstico? -
App do dia
LOK Digital tem quebra-cabeças com palavras misteriosas que vão desafiar a sua mente -
Site do dia
Quem quer ser um Eco-Embaixador e criar um ambiente livre de químicos perigosos? -
How to TEK
Como repor os valores de fábrica de um smartphone?
Comentários