A procura de informação referente aos produtos que pretendem comprar - principalmente na Internet - tornou-se uma prática comum entre os consumidores. Uma pesquisa recente da Capgemini - realizada em França, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá - apurou que um dos sectores onde essa realidade se tem feito sentir é no ramo automóvel, com os consumidores a ficarem cada vez menos dependentes dos concessionários.



Como resultado desta autonomia por parte dos consumidores, registou-se um desequilíbrio de poderes, com os concessionários a revelar cada vez mais dificuldades em acompanhar o ritmo informativo dos seus clientes.


Christian Navarre, director do Car Internet Research Program, realça que "os consumidores mudam cada vez mais depressa o seu comportamento", o que dificulta o acompanhamento por parte dos fabricantes e traduz num aumento da "sofisticação do comportamento de compra", impulsionada pela Internet que "acaba por adiar o momento em que o consumidor entra no concessionário".




O mesmo responsável refere que é necessária a adopção urgente de novas estratégias que eliminem os "preconceitos e estereótipos negativos" entre clientes e comerciantes, por forma a que estes possam acompanhar a nova dinâmica dos consumidores. De acordo com o comunicado distribuído à imprensa, "os fabricantes devem aprofundar o conhecimento empírico que têm do comportamento dos consumidores de forma a melhorar a relação" entre ambas as partes, reforçando a lealdade à marca e aumentando as vendas.



"É essencial que os concessionários e fabricantes aprendam a compreender o universo do consumidor", refere Nick Gill, Global Automotive Leader da Capgemini, em comunicado. Torna-se crucial que os fabricantes pesquisem informações sobre os hábitos dos consumidores em fóruns na Web, assim como a informação tradicionalmente recolhida em salões de exposição e vendas de modo a definir melhor os produtos e serviços através de um processo de melhoria contínua.

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