Viajar de avião, sobretudo em longas distâncias, pode ser um problema para os passageiros que necessitem aceder à internet, seja para trabalhar ou simplesmente passar o tempo. Os serviços existentes são lentos e o preço a pagar é, por norma, elevado. É neste contexto que foi formada a Seamless Air Alliance, uma parceria entre a Airbus, Delta, OneWeb, Sprint e Airtel, que pretendem melhorar o acesso à internet dos seus clientes, durante os voos.

O grupo quer fornecer internet rápida e de fácil ligação diretamente aos passageiros, numa experiência sem barreiras. Isso significa que os operadores de internet passam a fornecer o serviço diretamente aos seus clientes, via satélite, sem a necessidade de uso de cartões de crédito para pagamentos adicionais ou acessos intermédios. A aliança pretende que todos os seus membros trabalhem em conjunto para reduzir os custos.

Apesar da Seamless Air Alliance contar com os seus cinco membros fundadores, o grupo incentiva outras empresas do sector das telecomunicações e transportes aéreos a juntarem-se à iniciativa e a expandir o serviço. Com as redes 5G a chegarem no próximo ano, a revolução das ligações online durante os voos é uma das prioridades do grupo.

No site oficial é possível aceder a mais informações, sobretudo para as empresas que estão interessadas em entrar na aliança.