Baixa Digital é o nome do serviço que desde o início deste mês cobre as principais ruas do centro histórico de Lisboa com banda larga sem fios.

Lançado pela Junta de Freguesia de São Nicolau, com o apoio da Associação Turismo de Lisboa, o novo serviço é pago e destina-se a turistas, mas também aos residentes da zona.

De início funcionará com oito antenas wireless, instaladas nas ruas da Prata, da Vitória e Augusta, com uma largura de banda que se estende também pela Rua dos Correeiros.

As etapas seguintes prevêem o reforço da cobertura na Rua Augusta e, posteriormente, a expansão da rede a todas as ruas da Baixa.

O acesso ao Baixa Digital realiza-se mediante a compra de um cartão, à venda em vários pontos da cidade, nomeadamente nos postos de turismo Ask Me do Turismo de Lisboa.

Os promotores referem que a utilização do serviço está sujeita às taxas actualmente em vigor no mercado: 30 minutos de acesso à rede tem o custo de dois euros, uma hora custa três euros, um dia 20 euros e uma semana custa 50 euros.