No seguimento da captura do professor canadiano Christopher Neil, acusado de pedofilia, a Interpol veio a público ressalvar a importância que a utilização da Internet teve para a resolução do caso.
Ronald Noble, secretário-geral da organização referiu que a Web é uma arma valiosa na luta contra o crime e afirmou que "Interpol e os seus 186 países-membros sabem dispor das poderosas armas" que a Internet concede pelo que não vale a pena os criminosos "esconderem-se".
Christopher Neil era procurado desde 7 de Outubro, altura em que foi lançado um alerta internacional que apelava à captura do cidadão canadiano que foi identificado em imagens na Internet a abusar de crianças.
Apesar das fotos publicadas na Internet terem sido alteradas pelo próprio suspeito, que desta forma queria ocultar o seu rosto, a Interpol conseguiu "reconstruir" os ficheiros e identificar com uma certa nitidez a cara de Neil.
Após a divulgação internacional da foto começaram a chegar relatos de todo o mundo, incluindo de dois menores tailandeses que disseram que o suspeito abusara sexualmente deles há quatro anos.
O suspeito acabou por ser detido na Tailândia após as autoridades sul-coreanas e tailandesas determinarem que o suspeito apanhara um avião em Seul, Coreia do Sul, com destino ao aeroporto internacional de Banguecoque.
Notícias Relacionadas:
2007-10-16 - Identificado pedófilo alvo de alerta da Interpol
2007-10-08 - Interpol recorre à Internet para identificação de pedófilo
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários