
A Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar um novo site que visa divulgar a investigação científica realizada nos países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Designada por UC Digitalis, a nova plataforma resulta de um trabalho desenvolvido por 12 técnicos e especialistas da UC ao longo de um ano, estando assente em duas áreas distintas para a disponibilização de documentação sobre projetos de investigação científica.
A área "UC Pombalina", por um lado, é composta por um acervo inicial de 1001 eBooks sobre investigação científica realizada em países lusófonos. Amílcar Falcão, vice-reitor para a Investigação da UC e Delfim Leão, diretor da imprensa da UC, referem num comunicado que esta é uma zona do site "que privilegia a interação com outros projetos editoriais de cariz académico", tendo como principal objetivo "afirmar-se como uma plataforma de referência internacional na difusão da cultura e ciência produzidas em espaço lusófono".
A outra área do novo site UC Digitalis tem a designação de "UC Impactum" e está reservada a publicações periódicas editadas em formato digital, editadas em instituições de ensino e investigação em Portugal, ou de outros países de língua oficial portuguesa.
"Embora radicado na Universidade de Coimbra, é um projeto aberto à colaboração das melhores revistas de toda a lusofonia" referem ainda os dois responsáveis, adiantando que, numa fase inicial, a área Impactum é composta por cerca de 500 artigos.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários