Os contribuintes que tenham obtido rendimentos que não resultem exclusivamente do trabalho dependente ou de pensões, e que por isso não tiveram lugar na primeira fase de entregas do IRS, podem a partir de hoje entregar as suas declarações de impostos via Internet.



A segunda fase do processo vai prolongar-se até ao próximo dia 28 de Maio, para além do prazo previsto para a entrega em papel, que arrancou no passado dia 16 de Março e estende-se apenas até final deste mês, dia 30 de Abril.



Recorde-se que este ano o Governo juntou um incentivo adicional à entrega das declarações de impostos pela Internet, ao assegurar que estes contribuintes recebem o reembolso até 20 dias após a entrega da declaração, antecipando largamente os prazos legais para o efeito.



Durante a primeira fase do processo, mesmo este prazo foi antecipado e, segundo os serviços fiscais, o primeiro contribuinte a receber o reembolso recebeu-o 14 dias após a entrega da declaração.



Os contribuintes que escolhem a Internet para entregar a declaração de impostos têm ainda a vantagem de poder contar com um sistema de pré-preenchimento do formulário para áreas sobre as quais o Estado já tem informação, uma ferramenta que visa minimizar erros no preenchimento e a submissão de dados divergentes que possam atrasar o processo de liquidação.