A utilização da mesma palavra passe ou email em múltiplos serviços online, tais como bancos, agências de viagens, livrarias e outros, aumenta a probabilidade dos internautas verem a sua identidade roubada, afirma a International Telecommunication Union (ITU).



A agência tutelada pelas Nações Unidas apela para a cooperação entre empresas e entidades reguladoras para a criação de novos métodos e soluções que impeçam a difusão de informações pessoais na Internet.



O número de serviços que exigem registo e passwords leva a que os utilizadores sejam cada vez menos criativos e optem por utilizar os mesmos códigos identificativos em múltiplos sítios online, o que acaba por deixar os internautas vulneráveis.



Os resultados da análise da ITU mostram que os mecanismos de rastreio utilizados em estudos de tráfego e preferências de sites é igualmente um dos pontos a ter em atenção, já que interfere com a privacidade de cada um.



No entanto, a agência salienta que, se os utilizadores confiam na forma como essas informações são armazenadas e usadas, pode não existir qualquer tipo de problema associado à "proliferação das cookies e de outras ferramentas" semelhantes.



O comércio electrónico é o segmento que mais tende a perder com os sucessivos alertas de empresas de segurança informática. A falta de confiança dos utilizadores, nos sistemas de registo, podem levar a que cada vez menos pessoas apostem nas compras online, impedindo a expansão do e-commerce.

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