A utilização da mesma palavra passe ou email em múltiplos serviços online, tais como bancos, agências de viagens, livrarias e outros, aumenta a probabilidade dos internautas verem a sua identidade roubada, afirma a International Telecommunication Union (ITU).
A agência tutelada pelas Nações Unidas apela para a cooperação entre empresas e entidades reguladoras para a criação de novos métodos e soluções que impeçam a difusão de informações pessoais na Internet.
O número de serviços que exigem registo e passwords leva a que os utilizadores sejam cada vez menos criativos e optem por utilizar os mesmos códigos identificativos em múltiplos sítios online, o que acaba por deixar os internautas vulneráveis.
Os resultados da análise da ITU mostram que os mecanismos de rastreio utilizados em estudos de tráfego e preferências de sites é igualmente um dos pontos a ter em atenção, já que interfere com a privacidade de cada um.
No entanto, a agência salienta que, se os utilizadores confiam na forma como essas informações são armazenadas e usadas, pode não existir qualquer tipo de problema associado à "proliferação das cookies e de outras ferramentas" semelhantes.
O comércio electrónico é o segmento que mais tende a perder com os sucessivos alertas de empresas de segurança informática. A falta de confiança dos utilizadores, nos sistemas de registo, podem levar a que cada vez menos pessoas apostem nas compras online, impedindo a expansão do e-commerce.
Notícias Relacionadas:
2006-11-29 - Detectada nova versão do worm Spamta
2006-11-27 - Ataques de phishing aumentam durante época de Natal
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Mortal Kombat: Onslaught troca os combates por um RPG por turnos. Mas os heróis são os mesmos -
Multimédia
Fortnite: Capítulo 5 abre com Big Bang que destruiu a ilha e há um novo palco de ação -
Site do dia
Que tal testar habilidades e criar um videojogo? O tema é o espaço e o desafio é para os mais novos -
How to TEK
Saiba como fazer uma cópia de segurança do email no Outlook
Comentários