A proposta foi apresentada pelo secretário-geral da agência da ONU para as telecomunicações, que desafiou os líderes mundiais a transformarem o acesso à Internet de banda larga num direito universal já em 2015.

O secretário-geral da União Internacional das Telecomunicações (ITU), Hamadoun L. Touré, desafiou os líderes mundiais a assegurarem que, até ao ano de 2015, todos os habitantes do globo terão acesso à Internet de banda larga.

O repto do responsável máximo pela agência da ONU para as telecomunicações foi lançado durante a reunião da Comissão da Banda Larga para o Desenvolvimento Digital, que decorre esta semana em Nova Iorque (EUA).

"A banda larga é o próximo ponto viragem, a próxima tecnologia verdadeiramente transformadora", defendeu Hamadoun Touré, afirmando que as ligações de alta velocidade têm potencialidades para "criar empregos, promover o crescimento e a produtividade e, no longo prazo, melhorar a competitividade económica", cita o El Mundo.

Esta "é também a ferramenta mais poderosa que temos à nossa disposição para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento para o Milénio, que estão a apenas cinco anos de distância", realçou ainda o responsável.

O relatório final da Comissão apresenta uma estratégia detalhada para acelerar o desenvolvimento da banda larga e estabelece 10 propostas de acções destinadas a mobilizar interessados e a convencer os líderes governamentais a darem prioridade ao estabelecimento de redes de acesso ao serviço. O documento inclui uma Declaração de Alto Nível pedindo uma adopção global da banda larga e cita estudos recentes que sugerem uma forte relação entre a penetração da banda larga e o crescimento económico.

"No século XXI as redes de banda larga serão tão importantes para a prosperidade social e económica como os transportes, a água ou a energia", sustentam os signatários, acrescentando que estas serviram como fonte de inovação, representando também um estado de "maturação da revolução digital".

O documento foi apresentado ao secretário-geral das Nações Unidas, durante uma reunião que decorreu em paralelo com o encontro da Comissão da Banda Larga.