A The Pokémon Company (TPC) criou uma biblioteca que reúne todos os sons de Pokémon Diamond e Pearl num conjunto de ficheiros descarregáveis. A ideia é facilitar o acesso a um acervo que pode agora ser usado nos seus projetos pessoais sem infringir direitos de autor.
A plataforma serve para descarregar músicas inteiras e/ou efeitos sonoros, que tanto podem servir para animar um evento, como para sonorizar um website.
Os sons não podem ser usados em projetos comerciais, o que inclui jogos, álbuns musicais e transmissões televisivas. Banida também está a utilização em conteúdos de disseminação ideológica, religiosa ou política.
A criação da Pokémon DP Sound Library acontece depois da TPC ter solicitado o bloqueio de milhares de vídeos do canal de YouTube, GilvaSunner, onde estão isoladas e publicadas as músicas de inúmeros jogos da Nintendo. Esta é uma forma de a empresa nipónica estabelecer limites claros relativamente à utilização dos áudios noutros projetos. Não se augura, contudo, que num futuro próximo a empresa venha a disponibilizar os sons para projetos comerciais.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários