A The Pokémon Company (TPC) criou uma biblioteca que reúne todos os sons de Pokémon Diamond e Pearl num conjunto de ficheiros descarregáveis. A ideia é facilitar o acesso a um acervo que pode agora ser usado nos seus projetos pessoais sem infringir direitos de autor.

A plataforma serve para descarregar músicas inteiras e/ou efeitos sonoros, que tanto podem servir para animar um evento, como para sonorizar um website.

tek tpc

Os sons não podem ser usados em projetos comerciais, o que inclui jogos, álbuns musicais e transmissões televisivas. Banida também está a utilização em conteúdos de disseminação ideológica, religiosa ou política.

A criação da Pokémon DP Sound Library acontece depois da TPC ter solicitado o bloqueio de milhares de vídeos do canal de YouTube, GilvaSunner, onde estão isoladas e publicadas as músicas de inúmeros jogos da Nintendo. Esta é uma forma de a empresa nipónica estabelecer limites claros relativamente à utilização dos áudios noutros projetos. Não se augura, contudo, que num futuro próximo a empresa venha a disponibilizar os sons para projetos comerciais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.