
(Actualizada) Portugal vai a votos e, apesar das medidas que têm sido levadas a cabo para evitar que se repitam os problemas registados durante as eleições presidenciais, nunca é demais relembrar onde podem ser obtidos os dados necessários ao exercício do direito de voto.
Muitos dos que aderiram ao cartão do cidadão e se viram, por isso, despojados do cartão de eleitor, ou que alteraram a sua inscrição no registo eleitoral, terão recebido em casa as cartas com o número e a freguesia onde devem dirigir-se para votar, garantia a Administração Eleitoral em meados de Maio.
Na altura foi também anunciado o reforço dos sistemas informáticos que suportam a divulgação aos eleitores do seu número e freguesia de inscrição, pelo que é chegada a altura de todos os testes.
Se ainda não sabe o seu número de eleitor tem à sua disposição dois meios "oficiais" para ficar a conhecê-lo: SMS ou o portal do recenseamento.
O SMS é gratuito e deve ser enviada para o 3838, escrevendo no corpo da mensagem "RE espaço número de BI ou Cartão de Cidadão espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD", explica o Portal do Cidadão.
Optando por recorrer ao portal oficial, o internauta depara-se com interface como o reproduzido abaixo, onde também é preciso indicar o número de BI ou Cartão de Cidadão e a data de nascimento.
[caption][/caption]
Para além destas ferramentas, existe uma aplicação gratuita para telemóveis, disponibilizada pela Cardmobili. O software permite criar um "cartão digital", a que os mais esquecidos podem recorrer na altura de votar para confirmar o número de eleitor.
A maioria dos sistemas referidos permitem apenas saber a freguesia onde votar, não indicando a mesa de voto, à excepção da ferramenta do CNE que aponta a localização exacta de cada mesa de voto.
Se já sabe qual o seu número de eleitor, a partir do site da Comissão Nacional de Eleições pode usar uma ferramenta que permite identificar as mesas de voto em funcionamento numa freguesia e a indicação dos números de eleitor correspondentes. Basta procurar pelo nome da freguesia para ter a informação - desde que esta tenha sido disponibilizada pelas entidades competentes, avisa a CNE.
Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com informação da ferramenta de pesquisa da mesa de voto que existe no site da CNE.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
App DailyWise oferece resumos de livros para facilitar escolhas no que toca a ler -
Site do dia
Mooody.Space: um website para acompanhar e gerir as emoções -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários