O Portal das Finanças já permitia autenticar-se através do Cartão de Cidadão e da Chave Móvel Digital, mas agora há uma nova camada de proteção para quem acede à plataforma com NIF e código.  Através da autenticação de duplo fator, os contribuintes poderão entrar na sua página pessoal depois de receberem um SMS com um código de verificação.

O objetivo passa por prevenir “acessos não autorizados”, afirma o Ministério das Finanças, numa nota citada pela Agência Lusa, com a funcionalidade a adicionar “uma camada extra de proteção no acesso à área reservada do contribuinte no Portal das Finanças".

Para aderirem à funcionalidade, os contribuintes devem ter o seu contacto telefónico registado e confirmado junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), realça o Ministério das Finanças.

Uma vez feita a adesão, sempre que os contribuintes se autenticarem no Portal das Finanças com o seu NIF e senha de acesso, a AT enviará um código de verificação único por SMS, que terá de ser introduzido para aceder à área reservada na plataforma.

A funcionalidade vai estar disponível para os contribuintes de forma faseada. Numa primeira fase, a adesão à autenticação reforçada é apenas possível para os contribuintes sem atividade empresarial. Mais tarde, a nova opção de autenticação vai passar a estar disponível para os contribuintes individuais com atividade empresarial e, depois, para as pessoas coletivas.