A reorganização dos cadernos eleitorais foi feita por ordem alfabética e o número do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade (BI) é agora o documento fundamental para encontrar o local e secção de voto, e para comprovar a sua identidade. Através do Portal do eleitor pode aceder ao site do recenseamento, onde é possível fazer a consulta dos cadernos eleitorais, uma funcionalidade que só é disponibilizada 15 dias antes das eleições.

No site tem de inserir o seu número de Cartão de Cidadão ou BI e data de nascimento , mas pode também usar a pesquisa por nome. Em resposta recebe a informação da localização e da morada, assim como a mesa de voto a que deve dirigir-se para exercer o seu direito.

Pode ainda enviar um SMS grátis para o número 3838, escrevendo RE [espaço] número de BI ou CC [espaço] Data de Nascimento no formato AAAAMMDD.

O Portal do Eleitor tem ainda mais informação disponível sobre os eleitores, respondendo a dúvidas sobre se está recenseado e como se vota, os documentos necessários e a reorganização das freguesias. Há ainda uma área sobre as eleições, com informação sobre a constituição das mesas de voto e os membros da mesa, assim como a legislação associada.

No mesmo portal pode ainda consultar as datas das eleições em Portugal desde 1975 e o histórico de resultados nas várias eleições e referendos desde essa data. As dúvidas podem igualmente ser esclarecidas através da Linha de Apoio ao Eleitor.

Logo à tarde depois do fecho das urnas, pode acompanhar neste site o resultados da votação em tempo real.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.