Apesar de muitos não concordarem com a designação de "desportos eletrónicos", dada a desvirtuação da palavra "desportos", os videojogos de competição são uma das áreas do entretenimento mais badaladas da atualidade. Não só porque reúne à sua volta uma legião de adeptos cada vez maior, mas também porque capta cada vez mais investimento. E face a este contexto, o Japão decidiu criar as condições necessárias à formação de mais "atletas".

Em Osaka, pelas mãos do Jikei Group, vai nascer um curso universitário onde vários profissionais do sector vão dedicar-se a treinar alunos para singrar no mundo competitivo dos videojogos. Cada curso vai ter a duração de três anos e será composto por 900 horas de aulas anuais. As propinas vão chegar aos 1,52 milhões de yen por ano, cerca de 12.500 euros.

Para além de jogar (muito), os alunos vão também ser ensinados a lidar com a imprensa e a responder de forma adequada em entrevistas. Os reflexos, claro, também não serão esquecidos. O curso vai ser lecionado na Osaka Communication Arts College onde já está a ser criado um departamento dedicado a esta nova oferta curricular.

Apesar de serem já grandes acontecimentos na Europa, os campeonatos e torneios de eSports são um fenómeno gigantesco na Ásia onde os prémios chegam a atingir valores superiores a 5 milhões de dólares.

De acordo com a Newzoo, a indústria conta com 292 milhões de aficionados em todo o mundo e gera cerca de 500 milhões de dólares em receitas todos os anos.

Os desportos eletrónicos estão também a ganhar espaço em Portugal junto dos clubes desportivos mais tradicionais. Em julho do ano passado, o Sporting anunciou os eSports como uma das suas modalidades.

Já este ano foi anunciado o maior evento de videojogos competitivos alguma vez organizado em Portugal que conta com 25 mil euros em prémios.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.